O Conselho da Europa instituiu em 2015, o dia 18 de novembro como Dia Europeu para a Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e os Abusos Sexuais.
A exploração e abuso sexual de crianças é uma realidade social. Por vezes existe bem perto de nós. É uma das graves violações dos direitos das crianças e que a marcará ao longo da sua vida. Pensa-se que uma em cada cinco crianças europeias seja vítima deste flagelo. O agressor é, na maior parte dos casos, uma pessoa conhecida ou próxima da criança ou adolescente. Como a violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes é uma questão ainda cercada de tabus, medos, omissões e até mesmo indiferença, em 90% dos casos, este crime não é denunciado às autoridades.
O Conselho da Europa e os seus Estados-Membros para evitar estes crimes, processar os autores e proteger as vítimas, precisam de assegurar que os responsáveis hajam e discutam abertamente o problema na senda da sua irradicação.
A CPCJ, programa escolhas, NACJR e agrupamentos escolares de Bragança envolveram-se, apoiaram e dinamizaram ações de sensibilização junto dos mais vulneráveis, as CRIANÇAS. Ex: “O Kiko e a mão”